quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lançada em Assis Brasil a Caravana de Cultura e Humanização


Francis Mary, presidente da FEM acredita que o projeto criará um diálogo permanente com a comunidade, artistas e fazedores de cultura (Foto: Assessoria FEM)
Francis Mary, presidente da FEM, acredita que o projeto criará um diálogo permanente com a comunidade, artistas e fazedores de cultura (Foto: Assessoria FEM)
Com uma plateia formada por educadores, estudantes, representantes do poder público municipal e estadual, artistas, escritores, gestores e fazedores de cultura, foi lançado, em Assis Brasil, o projeto Caravana de Cultura e Humanização, nesta terça-feira, 16, no Centro de Cultura e Florestania. O município é o primeiro das 22 cidades do Acre, que recebe toda a ‘trupe’ da Caravana.
A Rádio Humanizar, sob o comando de Vanessa Oliveira e Cristian Morais, em sua frequência animada comandou toda a abertura. A jovem cantora Jayna Raely Santos, talento do município fez sua participação com o Hino Acreano. Numa mistura de música e poesia, os animadores interagiram com o público.
Lançamento da Caravana reuniu educadores, estudantes, representantes do poder público municipal e estadual, artistas, escritores, gestores e fazedores de cultura (Foto: Assessoria FEM)
Lançamento da Caravana reuniu educadores, estudantes, representantes do poder público municipal e estadual, artistas, escritores, gestores e fazedores de cultura (Foto: Assessoria FEM)
“Assis Brasil deu o pontapé ao projeto, com uma energia positiva. Só temos a agradecer, pois teremos mais municípios para percorrer. A ideia é o de promover encontros com humanização, arte e cultura”, disse Elineide Meireles, diretora de Humanização da Gestão.
“Esse lançamento aqui é uma honra para nós. Precisamos muito olhar com mais cuidado para nossas riquezas culturais. Somos um município de tríplice fronteira, além de termos os indígenas. Penso a cultura como a saúde e a educação, como um sistema”, comenta o vereador Neldo Lopes, presidente da Câmara Municipal.
Práticas culturais, artísticas e de humanização
A ideia da Caravana é de estimular e valorizar práticas culturais, artísticas e de humanização, além de trabalhar na construção de políticas públicas do governo do Estado. Durante dois dias acontecem, nos municípios, oficinas que estimulam o processo organizacional, além das relacionadas com as artes e patrimônio cultural. O projeto agrega ainda a Feira de Economia Criativa.
“Esse projeto só terá um resultado positivo com a participação da comunidade de cada lugar. Com certeza vários talentos e fazedores de cultura estão espalhados por aqui, e por todo o nosso Acre. A cultura pulsa, ela está em todo lugar, apenas esperamos plantar uma semente, e com isso criar um diálogo permanente com a comunidade, artistas e fazedores de cultura”, salienta Francis Mary, presidente da FEM.
Academia Acreana de Letras na Caravana
Outro espaço de interação com a arte é o Encontro de Escritores e Leitores, coordenado pela Academia Acreana de Letras (AAL). Na Caravana, a AAL está representada por seu presidente, o professor Clodomir Monteiro, e pelos imortais escritores: Naylor George, Claudemir Mesquita e Robélia Fernandes.
“São 75 anos da Academia Acreana de Letras, uma história que reúne expoentes de nossa cultura. Humanizar é fortalecer nossas identidades”, disse, o escritor Clodomir Monteiro, após recitar duas de suas poesias.
“Nós somos privilegiados. É muito importante um projeto como esse, e mais do que isso, nos sensibiliza para darmos as mãos em prol da cultura. Temos vários talentos aqui, e acredito que o governo do Estado, a FEM, nos ajudarão na implementação de uma política cultural que permita o acesso a todos”, comentou o escritor Iovanir Ribeiro, presidente da Academia de Letras e Arte de Assis Brasil.
A próxima parada da Caravana de Cultura e Humanização será no município de Epitaciolândia e em seguida Xapuri. O projeto é promovido pelo do governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e Diretoria de Humanização da Gestão Pública.

Nenhum comentário :

Postar um comentário